" " BLOG DA TATI KLI: Learning fashion- Vintage

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Learning fashion- Vintage


O mundo da moda é muito mais fascinante do que a gente pensa. No mundo fast fashion de hoje em dia, usamos tendências e termos sem saber o real significado ou a história por trás deles. Resolvi então colocar aqui no blog um pouco de história da moda, um verdadeiro dicionário fashion.

Nessa primeira pesquisa me surpreendi com alguns fatos, e confesso que fiquei com muita vontade de fazer um curso de História da Moda (por que não?).

Para o primeiro post decidi escrever sobre o termo "Vintage", muito usado, e na maioria das vezes de modo errado!

De onde surgiu?
Vintage é um termo emprestado da ciência do vinho e se refere ao ano da colheita da uva, ou seja, a data de origem. O termo então começou a ser usado nos E.U.A quandos os colecionadores de carros queriam identificar carros de 20 anos atrás.
Logo esse conceito foi disseminado pela moda e pela cultura pop.

As opiniões sobre a colocação do termo são bem distintas. Há quem fale que o termo vintage pode ser colocado ao se referir à recuperação de estilos de épocas passadas – algumas não tão passadas, como é caso do revival dos anos 90.
Podemos visualizar essa composição nos looks em shapes, modelagens, estampas, cores e tudo aquilo que está relacionado à moda. Pessoas que usam o estilo vintage são consideradas com um estilo próprio e único, e outra característica para isso, é ser exclusivo.

Entretanto há uma diferença em dizer que uma peça é vintage ou é de estilo vintage. Segundo uma corrente fashionista mais exigente, para uma peça de roupa ou decoração ser considerada vintage deve seguir os seguintes requisitos:
- Ter pelo menos 20 anos de antiguidade;
- Ser testemunha de um estilo próprio ou de um estilsta;
- Não haver sofrido nenhuma transformação com o tempo;
- Representar um instante de moda;
- Estar em perfeito estado de conservação.

É devido à esse fato que peças realmente vintages têm os preços na maioria das vezes altos, chegando a ser exorbitantes!

Quem é apaixonada e tem uma coleção de peças vintage é a Jane do Sea of Shoes. O blog dela é um dos mais incríveis da blogosfera! O amor por peças vintage é tanto, que ela e a mãe fizeram uma loja online com os "achados" que elas procuram em brechós do mundo inteiro!






Beijoss,
Tati

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...